Para promover relações equitativas e não violentas entre homens, mulheres e crianças, o Promundo e os parceiros da Campanha Você é Meu Pai já vêm realizando esforços para incentivar a paternidade ativa e o cuidado. Conheça nossos projetos que abordam esse tema.
_________________________________________________________
Título: Programa H
Instituição: Promundo
Informações Técnicas: O Programa H incentiva homens jovens a questionar os padrões de gênero rígidos e não-equitativos relacionados à masculinidade, promovendo reflexões sobre os “custos” da masculinidade tradicional e sobre as vantagens de comportamentos mais equitativos, com destaque para o cuidado com a saúde, o incentivo à paternidade e o respeito à mulher.
Resumo: As atividades do Programa H incluem oficinas educativas, campanhas comunitárias, inovações em unidades de saúde para atrair rapazes e uma metodologia de avaliação de impacto. Os materiais desenvolvidos no âmbito do Programa H incluem um manual com técnicas educativas e o desenho animado, “Minha vida de João”, que retrata a história de um rapaz, mostrando a influência das normas de gênero em situações do dia-a-dia.O Programa foi considerado em 2007 como um dos 50 jeitos brasileiros de mudar o mundo pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também foi citado no relatório Situação Mundial da Infância 2007, do UNICEF como modelo de trabalho social para a promoção de eqüidade de gênero.
Conheça mais sobre o projeto
_________________________________________________________
Título: Campanha Hora H
Instituição: Promundo
Informações técnicas: A campanha Hora H aconteceu entre 2002 e 2005. Com o objetivo de construir um estilo de vida entre homens jovens de baixa renda, da zona oeste do Rio de Janeiro (Vila Aliança em Bangu), onde a camisinha era um símbolo de cuidado consigo e com a parceira.
Resumo: Foi criada uma marca de preservativo chamada Hora H (ainda comercializada em São Paulo e outros estados). A campanha tem esse nome por ser uma referência a expressão usada pelos jovens em que diziam que na Hora H (hora de ter relações sexuais) era difícil negociar o uso do preservativo ou que na hora H acabavam se esquecendo de usar a camisinha. A campanha era comunitária e tinha como mote Homem com H, cuida. E “sua atitude faz uma diferença”.Foram realizadas oficinas sobre as metodologias do Programa H, que incluem um módulo de atividades sobre paternidades, com jovens de diferentes comunidades do Rio de Janeiro.
_________________________________________________________
Título: Men and Gender Equality Policy Project (Projeto Homens, Igualdade de Gênero e Políticas Públicas)
Instituições: Promundo e International Center for Research on Women (ICRW)
Informações técnicas: O Men and Gender Equality Policy Project é uma iniciativa de pesquisa e advocacy de longo prazo, que envolve vários países e já está sendo realizada na Bósnia e Herzegovina, Brasil, Chile, Croácia, República Democrática do Congo, Índia, Malaui, Mali, México, Ruanda e África do Sul (até novembro de 2012).
Resumo: O MGEPP busca construir uma base de dados para contribuir com instituições e políticas públicas no que se refere ao fomento da equidade de gênero e para aumento do conhecimento entre os formuladores de políticas e programas sobre a necessidade de envolver homens no desenvolvimento da saúde e nas questões de equidade de gênero.
Conheça mais sobre o projeto
_________________________________________________________
Titulo: Exposição: “O olhar do pai sobre a paternidade”
Instituição: Promundo
Resumo: Dez homens da Comunidade do Santa Marta se reuniram durante dois meses para refletir e trocar experiências sobre o exercício da paternidade. O resultado desta atividade deu origem a uma exposição de fotografias. Através de suas lentes, eles propõem novos olhares sobre o que é ser pai de meninos e ser pai de meninas.
Título: Campanha Entre Nós
Informações técnicas: Entre Nós é uma campanha multimídia inovadora feita para engajar jovens brasileiros em reflexões críticas sobre idéias rígidas de gênero e como isto pode influenciar suas vidas e relacionamentos. O desenvolvimento e a implementação da campanha foi feita através de um esforço conjunto entre o Promundo e um grupo de jovens promotores, mulheres e homens, conhecido como JPEG (Jovens pela Equidade de Gênero).
Resumo: A peça principal da campanha Entre Nós é uma radionovela que conta a história de um jovem casal, Beto e Jéssica, e seu círculo de amigos. No enredo, são tratados temas como a primeira relação sexual, uso de preservativo, gravidez não planejada e paternidade adolescente, através de uma perspectiva de empoderamento de mulheres e equidade de gênero. A radionovela é também acompanhada de um conjunto de histórias em quadrinhos e trilha sonora, com músicas de estilo popular, do samba ao rap, e letras inspiradas nos temas da campanha.Em 2007, a campanha foi lançada em três comunidades de baixa renda do município do Rio de Janeiro, em colaboração com o mesmo grupo de jovens que participou de seu desenvolvimento. A campanha alcançou aproximadamente 9000 jovens, bem como pais, professores e outros membros das comunidades, com mensagens sobre equidade de gênero e saúde.Em 2008, deu-se início a uma parceria com Secretarias de Educação e escolas do Rio de Janeiro e Salvador, para adaptar e integrar a campanha Entre Nós e os Programas H e M em unidades de educação do setor público.
Conheça mais sobre o projeto
_______________________________________________________
Título: Campanha Dá Licença, Eu sou Pai!
Instituição: Papai, Promundo, Ecos, Margens, Gema/ UFPE, NOOS, Themis e Coletivo Feminista.
Informações técnicas: O projeto é uma iniciativa da Rede de Homens Pela Equidade de Gênero.
Resumo: A campanha nacional “Dá licença, eu sou pai!” tem como objetivo estimular os homens a exercerem o direito de cuidar, solicitando a Licença Paternidade em caso de nascimento ou adoção de um filho. A Campanha também promove uma mobilização pública em prol da ampliação do período de Licença Paternidade de cinco dias para pelo menos um mês. Esse projeto de lei encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.Sobre o direito – Para ter acesso a Licença Paternidade – basta que o trabalhador de carteira assinada notifique o empregador sobre o nascimento/adoção de seu filho. O empregador não pode negar a licença, pois a não concessão do direito pode implicar em reclamações trabalhistas. A Licença Paternidade é remunerada. Trata-se de um direito da criança ter o pai e a mãe ao seu lado neste momento.
Conheça mais sobre o projeto
_______________________________________________________
Título: Pais e Filhas: Uma experiência de envolvimento de pais de meninas na promoção da equidade de gênero e emporamento de suas filhas
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo levantar pistas sobre a dinâmica das relações entre pais e filhas influencia o empoderamento de meninas, visando à criação de uma campanha destinada aos pais sobre as dificuldades e possibilidades de suas relações com as suas filhas.
Leia o artigo na íntegra